sábado, 23 de outubro de 2010

Veículos automáticos na oficina - Saiba como evitar "A hora do pesadelo"

A cada ano, mais pessoas deixam os preconceitos de lado e apostam no conforto de um veículo com câmbio automático. Porém, um tema ainda assusta muitos donos e afasta a maioria dos interessados: a conta da oficina. Será possível evitar esse verdadeiro "pesadelo"?

Líder nacional em treinamentos e literatura técnica sobre transmissões automáticas, a Brasil Automático reuniu alguns cuidados preventivos que os proprietários devem ter com o sistema e também como escolher uma oficina capacitada na hora de fazer a manutenção.



Gastos Diferenciados

Quem compra um veículo automático precisa considerar que os seus custos de manutenção são diferenciados. Um carro com câmbio manual geralmente terá reparos mais simples e baratos,
mas com uma maior frequência, principalmente no sistema de embreagem.

O automático dispensa a embreagem e costuma ampliar a vida útil de componentes do motor, transmissão, suspensões e freios, ao realizar as trocas de marchas no momento certo e controlar a agressividade do motorista. Após alguns anos de uso, a soma das despesas de oficina de modelos convencionais e automáticos costuma ficar muito próxima.

Longe dos "Micos"

Um primeiro cuidado para evitar surpresas na oficina, ainda mais no Brasil, onde as transmissões automáticas começaram a avançar apenas nos últimos anos, é preferir os modelos mais vendidos e que contam com peças a preços competitivos, sejam nacionais ou importados.

Veículos com poucas unidades vendidas e carros antigos costumam ter problemas na manutenção (principalmente com a falta de componentes ou ferramental) e a conta pode assustar.

Cuidados Preventivos

A durabilidade da transmissão automática está diretamente ligada ao cuidado que o motorista dispensa ao veículo. Após a compra, o ideal é consultar as tabelas de manutenção no manual do proprietário, com atenção aos prazos de troca do fluido hidráulico e filtro. Quanto mais perfeita estiver a lubrificação, menor será o desgaste.

Pela mesma razão, outra recomendação fundamental é corrigir qualquer vazamento o mais rápido possível. Mas, mesmo para sanar um pequeno problema, o mecânico precisa ser um
especialista, ou poderá danificar o câmbio nas operações de desmontagem e montagem.

Escolha da Oficina

Como a transmissão automática é complexa e depende de vários outros sistemas para funcionar
corretamente, inclusive eletrônicos, a escolha de uma oficina capacitada deve ser feita com cuidado.

Primeiro busque indicações. Encontrar pessoas que possuem veículos parecidos, fizeram reparos no câmbio e aprovaram o serviço é um bom começo. Ao visitar os locais, é importante avaliar a organização, limpeza e presença de ferramentais e manuais de serviço. Os bons profissionais também se orgulham em exibir as suas certificações e diplomas.

Diagnóstico Precoce
Quando um câmbio automático apresenta uma quebra grave e cara, na maioria das vezes, o problema começou com uma pequena falha que foi ignorada. Então, um cuidado fundamental
para se reduzir a conta da oficina é levar o veículo para uma revisão ao menor sinal de problema.

Como alguns defeitos aparecem de vez em quando, a ajuda do dono é fundamental para que o especialista consiga fazer o diagnóstico correto. Nesses casos, o melhor é contar em detalhes o que está acontecendo e fazer o teste junto com o mecânico. Também nunca se deve esconder ou minimizar uma anormalidade. O prejuízo pode ser grande.

Análise dos Orçamentos

Diante de um problema na transmissão automática do veículo, o ideal é obter vários orçamentos para o reparo. A análise dos diagnósticos deve ser feita com calma e levando em consideração a impressão que ficou de cada oficina. Valores altos ou baixos demais devem ser evitados.

Para ganhar o serviço, muitos reparadores ainda preferem oferecer a "solução milagrosa", trocando o mínimo necessário para anular a falha de imediato. São as piores propostas.

Consertos superficiais geralmente sobrecarregam e quebram outras peças. O problema se torna
crônico e cada vez mais caro. Muitos desistem e acabam vendendo o carro.

Garantia é Documento

Após fazer um reparo na transmissão automática, o proprietário deve exigir as notas fiscais das
peças e serviços, além de um documento de garantia da oficina. Pode parecer exagero, mas a maioria dos bons profissionais oferece automaticamente essa tranquilidade aos clientes. Quem
trabalha com qualidade não tem medo de "assinar embaixo".

A Brasil Automático

Referência nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas, a Brasil Automático realiza cursos em sua sede (na cidade de São Caetano do Sul/SP) e também em outros estados e países, em parceria com escolas, empresas e sindicatos.

Desde 2000, a empresa oferece uma completa literatura técnica sobre o tema em português.
São mais de 70 manuais, com informações sobre o funcionamento, montagem, desmontagem, especificações e operação dos principais modelos de câmbios nacionais.

A Brasil Automático também esclarece dúvidas dos reparadores. As questões podem ser relatadas no site - www.brasilautomatico.com.br - ou enviadas para o e-mail treinamentos@brasilautomatico.com.br. Os treinamentos podem ser marcados pelo telefone (11) 4227-6742 ou enviando um e-mail para comercial@brasilautomatico.com.br.

Fonte: QUI, 01 DE JULHO DE 2010 15:48 DOUGLAS CAVALLARI NOTÍCIAS - SEGUROS

Nenhum comentário: