terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conheça as carreiras mais estressantes e como os profissionais se comportam

Em lista dos EUA, piloto é o mais estressado; no Brasil, consultor aponta 'controle da situação' como fator que aumenta o estresse

As dez profissões mais estressante dos Estados Unidos. Esse foi o tema da última pesquisa realizada pelo site americano Careercast.com, que avaliou 200 carreiras e selecionou as dez com os maiores índices de estresse.

O primeiro lugar da lista ficou com os pilotos de aviões comerciais. O site justifica o alto nível de estresse, afirmando que esses profissionais têm de garantir a segurança dos diversos passageiros, ao mesmo tempo em que precisam manter os voos sem atrasos, apesar das condições climáticas adversas.



Apesar de ser uma profissão altamente estressante, segundo o site, o consultor do Instituto de Qualidade de Vida, Artur Zular, não concorda que, no Brasil, essa seja a carreira que deveria liderar a lista de profissões com maior nível de estresse. Zular observa que os pilotos têm quase tudo sob controle. “É possível ter muito controle da situação, está quase tudo nos manuais”, comenta.

Controle da situação
Para Zular, as profissões realmente estressantes são aquelas relacionadas com vidas, sim, mas que possuem muito menos possibilidade de controle da situação, como bombeiros, policiais e médicos. Dentro da carreira médica, os profissionais que lidam com emergência são os que possuem níveis de estresse mais elevados. Essa carreira foi citada como a nona mais estressante na lista norte-americana.

A área de obstetrícia também é um das mais estressantes, principalmente por conta dos riscos que extrapolam a prática. Isso quer dizer que, mesmo o profissional sendo extremamente cuidadoso, dando seu máximo, isso não vai garantir que os procedimentos ocorram sem nenhum problema. De uma forma geral, “as profissões onde os indivíduos possuem menos controle sobre seus atos geralmente são as mais estressantes”, afirma Zular.

Essa avaliação extrapola a área médica, ou seja, qualquer função que não dá ao profissional controle sobre seus atos será estressante. Nesse sentido, é possível citar os altos executivos, que dependem de um grande número de pessoas para que seu trabalho seja executado. “Até uma ordem ser finalmente executada, ela passa por dezenas de pessoas e o resultado final nem sempre é igual ao previsto”, afirma Zular, lembrando que essa falta de controle é um forte elemento gerador de estresse.

Mercado financeiro
Os operadores de ações são outros que estão na lista dos norte-americanos, e, no Brasil, a profissão também é vista como altamente estressante. As pessoas que atuam no mercado financeiro lidam, sobretudo, com o dinheiro de terceiros e precisam mostrar resultados minuto a minuto. Este é o principal gerador de estresse por aqui. Apesar disso, Zular afirma que pesquisas realizadas com profissionais dessa área mostraram que eles também se sentem completamente viciados nisso e não gostariam de mudar de área.

“Viciado” é a palavra que descreve exatamente o que eles se sentem. Zular explica que o estresse libera adrenalina e esse hormônio é viciante, o que acaba configurando certa contradição, já que ao mesmo tempo que esses profissionais reconhecem que trabalham em algo altamente estressante, eles não têm vontade de parar.

Falando em mudar de profissão, é possível notar que muitas pessoas, apesar de terem carreiras altamente estressantes, não estão dispostos a partir para outra. Isso acontece por alguns fatores, conforme avalia Zular. Em primeiro lugar, a recompensa psicológica por salvar uma vida ou de ver um projeto finalizado muitas vezes compensa o alto nível de estresse.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a remuneração alta dificilmente justifica a permanência dos profissionais em carreiras com alto índice de estresse, “O indivíduo não muda de profissão, pois tem um sentimento de gratificação muito grande com o que ele faz”, finaliza Zular.

Veja as 10 profissões mais estressantes dos Estados Unidos:
As 10 profissões mais estressantes
Posição Profissão
Piloto Comercial
Diretor de Relações Públicas
Executivo Corporativo
Fotojornalista
Apresentador de notícias
Executivo de Publicidade
Arquiteto
Corretor de ações
Técnicos de emergência médica
10°Agente imobiliário

Nenhum comentário: