quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Velas automotivas


As velas do carro são responsáveis pelo centelhamento, ou seja, a faísca que dá início a combustão da gasolina, álcool ou diesel dentro do motor. Ela é acionada quando a chave é girada na ignição e, sem ela, não há partida no carro.




Flávio Daniel Izzepi, chefe da oficina da mecânica autorizada Camp Service, em São Paulo, aconselha a troca das velas a cada dez ou 15 mil quilômetros. “Hoje em dia os combustíveis apresentam uma qualidade muito ruim. Isso cria uma borra ao redor do contato da vela, que gera falhas no cilindro e desgaste. E pode até queimar as bobinas ou comprometer o motor, além de promover mais gasto de combustível”, explica o mecânico.



Ele lembra que uma falha de ignição provavelmente terá relação com cabos de vela, velas ou bobinas. O chefe da oficina recomenda que se preste atenção à limpeza dos bicos injetores, pois eles também aumentam o consumo de combustível se estiverem sujos. Outros cuidados devem ser tomados com combustíveis cuja procedência seja duvidosa ou que estejam adulterados. “Por isso, procure sempre por itens de primeira linha”, aconselha.

Quando é hora de trocar as velas:
• A partir de dez ou 15 mil quilômetros rodados.
• Dificuldades na hora de dar a partida.
• Falha na aceleração ou na retomada.
• Aumento do consumo de combustível.
• Perda de potência do motor.

Nenhum comentário: