segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pare! E preste atenção aos freios

O sistema de freios é um dos itens mais importantes do veículo. Problemas relacionados às pastilhas, discos, lonas e tambores merecem cuidados redobrados para rodar com segurança. Assobio ou barulho de atrito de metais ao frear são sinais que requerem atenção de qualquer motorista consciente.
Atualmente, muitos carros utilizam freios ABS, sistema moderno de antitravamento, mas a maioria dos automóveis no Brasil possui um sistema misto, a disco na frente e a tambor atrás. O primeiro funciona quando as pastilhas prendem o disco que acompanha o movimento da roda. No segundo, a pressão das lonas dentro do tambor faz com que a roda pare.

“Os freios têm desgastes diferentes, 70% do trabalho é feito na dianteira e o restante na traseira. Um assobio de leve pode até ser inofensivo, resultado apenas do tipo de material usado na fabricação das pastilhas, mas quem tem amor à vida deve levar a sério a manutenção dos freios”, aconselha Renato Rodrigues de Mattos, chefe da oficina da Besouro Veículos, no centro do Rio de Janeiro.

Redução do nível do óleo de freio pode indicar desgaste de pastilhas Se o ruído ao frear for o de atrito entre metais, é provável que as pastilhas estejam gastas e arranhando os discos. Aí o jeito é trocá-las.

“O ideal é não esperar pelo barulho. Verifique esses componentes a cada cinco mil quilômetros”, recomenda o mecânico. “Na traseira, a fricção é entre as lonas de freios e os tambores, mas o desgaste é bem menor. A troca dessas peças pode esperar por dois ou três anos”.

A redução do nível do óleo de freio é um dos sinais de problema com esse item do veículo. “Quando houver dúvida, o melhor é levantar o capô e checar. Se as pastilhas estiverem gastas, o fluido fica abaixo do nível normal“, diz.

Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: