quarta-feira, 27 de julho de 2011

Esclarecimentos sobre o HDI AUTO PERFIL

O HDI Auto Perfil foi elaborado com o objetivo de analisar o risco de cada Segurado. Com ele, o Segurado pode conseguir bons descontos no seu seguro. Por isso, o HDI Auto Perfil leva em consideração os dados dos condutores mais freqüentes e os hábitos de utilização do veículo.

Caso tenha sido contratado o seguro HDI Auto Perfil, os dados informados no questionário de avaliação de risco, por ocasião da contratação do seguro, estão registrados na apólice, a qual deverá ser lida atentamente. O corretor deverá ser contatado imediatamente se algum dos dados registrados na apólice estiver incorreto ou sofrer alteração durante o período de vigência do seguro. Abaixo, encontram-se os esclarecimentos referentes ao questionário de avaliação de risco.

- Condutor (es) - é aquele que dirige o veículo mais que 85% do tempo de circulação semanal. Este condutor deve ser informado no questionário de avaliação de risco. Se não existe uma pessoa que se encaixe na característica acima, deverão ser informadas todas as pessoas que dirigem o veículo mais que 15% do tempo de circulação semanal. Não há perda de cobertura se for comprovado que o veículo estava em poder de manobristas, mecânicos e similares ou ainda em emergências clínicas envolvendo o condutor.

OBS: 85% do tempo da semana equivale a 6 dias e 15% a 1 dia



Circulação - local onde o veículo se expõe ao risco, ou seja, a região onde o mesmo circula habitualmente ou permanece a maior parte do tempo. Se a cidade de maior circulação do veículo não estiver expressamente mencionada e ainda ficar sujeita diversos enquadramentos, deverá ser considerada a região que resultar no prêmio maior.

Sexo - deverá ser informado o sexo de cada um dos condutores declarados.

Data de Nascimento - deverá ser informada a data de nascimento de cada um dos condutores declarados.

Estado Civil - deverá ser informado o estado civil de cada um dos condutores declarados.

Tempo de Habilitação - deverá ser informada a quantidade de anos de habilitação de cada condutor informado.

Pessoas entre 17 e 24 anos que residam com o segurado ou que dele dependam economicamente – deverá ser considerado residente ou dependente do condutor principal ou segurado, qualquer pessoa entre 17 e 24 anos que more ou dele dependa economicamente e que dirija no máximo 15% do tempo de circulação.

Devem ser informados o sexo e a faixa etária da pessoa mais nova com as características acima. Se for informado que não existem pessoas nestas condições, e em uma eventualidade ocorrer um sinistro quando esta pessoa estiver dirigindo, haverá perda dos direitos do seguro.

Guarda do Veículo em Garagem e/ou Estacionamento – uma vaga pode ser considerada garagem/estacionamento desde que seja exclusiva para o veículo segurado discriminado nesta apólice, não podendo ser compartilhada com outro veículo, seja segurado ou não.

Isto é, se o dono do veículo possui uma vaga na garagem e dois veículos, sendo que o primeiro a chegar é guardado na garagem e o outro na rua, neste caso a resposta seria – não tem garagem, pois não existe garantia que o veículo segurado sempre é guardado na garagem.

Consideramos garagem ou estacionamento quando local for fechado com portões, grades ou possua vigia em tempo integral. Também, podem serconsiderados como garagem, os recuos frontais de imóveis, nos casos que houver vigilância 24 horas por dia, todos os dias.

Utilização do Veículo - selecionar a opção “Para exercício do trabalho” para veículos que são usados na maior parte do dia. Por exemplo, por vendedores, entregadores, cobradores, representantes, profissionais liberais autônomos que utilizam o veículo para visitar clientes, fornecedores e outros estabelecimentos que tenha relação com seu trabalho, veículos para entrega de materiais, mercadorias, alimentos, e também os veículos que tem pintura especial ou logotipo, bem como os veículos utilizados para fins comerciais.

Selecionar a opção “Exclusivamente para locomoção diária” quando o veículo é utilizado como meio de transporte, por exemplo, de casa para o trabalho, da escola para casa etc., e que não se encaixem nos casos acima citados.

Importante: Se o Segurado possuir mais que uma residência, mais que um trabalho ou estudar em mais que uma escola/faculdade e declarar que possui garagem, o mesmo, obrigatoriamente, vai ter que guardar o veículo na garagem/estacionamento em qualquer das hipóteses.


Fonte: HDI Auto

Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: