Dando
continuidade ao trabalho de monitorar a eficácia das seguradoras com presença
no mercado nacional, a corretora on-line EscolherSeguro elaborou a 2ª pesquisa
de avaliação do seguro
automotivo. Realizado ao longo do ano passado, o estudo obteve a opinião de 14
mil clientes em uma escala de um a dez para itens como atendimento em geral,
assistência 24 horas e prestação de serviços após sinistro.
Novamente,
a Porto Seguro conquistou a primeira posição no acumulado de todas as
avaliações, com média de 8,4, crescimento de 0,4 em relação ao mapeamento de
2012. A vice-liderança foi mantida pela alemã Allianz, com 8,2, que registrou
aumento de 0,3 no índice. A Liberty, que não figurava entre as cinco melhores
no ano passado, atingiu a terceira colocação ao obter média de 8,1. Já a Itaú
Seguros, que obteve 8,0, caiu uma posição no ranking mesmo com a subida de sua
média em 0,5. A SulAmérica, que também não estava entre as cinco melhores no
levantamento anterior, completa o ranking com nota final de 7,9.
Apesar
das modificações no top five, os índices gerais das seguradoras aumentaram em
relação ao estudo anterior, informa Pieter Lekkerkerk, sócio diretor da
EscolherSeguro. “O crescimento dos indicadores se deve ao fato das empresas
estarem investindo cada vez mais no aperfeiçoamento de suas operações. Sem
dúvida, essa movimentação do mercado como um todo refletiu na pesquisa”,
complementa.
Ainda
de acordo com o executivo, o nível competitivo das seguradoras pode ser medido
pela análise dos clientes que recorrem ao pedido de sinistro. A Itaú Seguros,
que obteve a quarta posição na pesquisa anterior, galgou para a liderança neste
ano, com média de 8,2. A segunda posição ficou com a Liberty com índice de 8,1.
Na seqüência, aparecem empatadas a Allianz e a Porto Seguro com nota de 7,9.
Fecha a lista a Mitsui com média de 7,8. “A diferença de 0,4 no atual ranking
mostra que as empresas de fato estão intensificando esforços para garantir a
máxima tranqüilidade aos consumidores. Isso é muito importante, pois aquele
momento é onde o segurado mais precisa do suporte da seguradora”, argumenta.
Outro
item importante observado no mapeamento foi o desempenho das seguradoras em
serviço de assistência 24 horas. Com índice médio de 8,9, a Porto Seguro
ampliou sua avaliação média em 0,7 pontos em comparação ao estudo anterior. A
Allianz também segue na vice-liderança com 8,4, média 0,7 superior ao ano
passado.
Completam as cinco melhores, a Liberty (8,1), Azul (8,1) e SulAmérica (8,1) - que não figuravam no ranking em 2012. “Esse item foi o único em que as cinco seguradoras receberam pontuação média acima de oito, o que mostra o excelente trabalho do setor como um todo”, explica Lekkerkerk.
Completam as cinco melhores, a Liberty (8,1), Azul (8,1) e SulAmérica (8,1) - que não figuravam no ranking em 2012. “Esse item foi o único em que as cinco seguradoras receberam pontuação média acima de oito, o que mostra o excelente trabalho do setor como um todo”, explica Lekkerkerk.
Por
último, a pesquisa analisou a opinião dos entrevistados em relação aos serviços
de atendimento geral. O item inclui, por exemplo, a facilidade entrar em
contato com a central de atendimento, estrutura disponibilizada pela empresa e
locais para vistoria dos veículos. Nele, a Porto Seguro também manteve a
liderança do ranking, com índice de 8,5, registrando crescimento médio de 0,5
em comparação ao levantamento anterior. Na segunda posição, segue a Allianz,
com 8,3, que aumentou sua média em 0,4. Liberty e HDI subiram uma colocação e
ficaram, neste ano, respectivamente, com 8,0 e 7,9. A lista é fechada pela
SulAmérica, com 7,8. “Esse quesito foi o que menos sofreu alterações em relação
a 2012”, afirma o sócio diretor da EscolherSeguro.
A 2ª pesquisa
de avaliação dos consumidores foi aplicada pela EscolherSeguro de forma
contínua ao longo de 2013. Os entrevistados responderam apenas questões
referentes às seguradoras com as quais possuem contrato. Os dados foram
recolhidos do formulário de seguro de automóveis no site da empresa. Ao
realizarem cotações, os consumidores que já possuíam apólice avaliaram de um a
dez alguns dos mais importantes serviços de suas seguradoras atuais.
As
seguradoras mencionadas com mais frequência pelos clientes são: Allianz, Azul,
Bradesco Seguros, BB Seguridades, Caixa Seguros, Generali, HDI, Indiana, Itaú
Seguros, Ituran, Liberty, Mapfre, Marítima, Mitsui, Porto Seguro, SulAmérica,
Tokio Marine e Zurich.
Fonte: SegNotícias
- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.
Links Relacionados
- Seguro de carro.
01 - Perfil do Condutor QAR.
02 - Franquia.
03 - Carro Reserva
04 - Coberturas para o carro e Terceiros
05 - Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
06 - Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
07 - Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
08 - Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT
02 - Franquia.
03 - Carro Reserva
04 - Coberturas para o carro e Terceiros
05 - Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
06 - Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
07 - Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
08 - Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT
- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário