terça-feira, 7 de junho de 2011

Apenas 43% da população se sente financeiramente pronta para aposentadoria

Apesar da aposentadoria ser considerada pela maioria como a fase da liberdade, estudo mostra que apenas 43% da população brasileira se sente devidamente preparada financeiramente para essa etapa da vida.

A pesquisa do banco HSBC, conhecida como O Futuro da Aposentadoria, ainda mostrou que 60% dos entrevistados consideram importante ter dinheiro suficiente para viver na aposentadoria.
Preocupações



Entre os 1.027 entrevistados brasileiros, 47% se mostrou um pouco ou muito preocupado sobre serem capazes de enfrentar a aposentadoria. As principais questões relacionadas a essa fase têm a ver com doenças e eventos imprevistos que esgotariam a poupança.

A preocupação com a saúde é maior entre aqueles na faixa dos 30 anos de idade e também entre mulheres na faixa dos 50 anos.

Obstáculos à poupança
A dívida das famílias se coloca como principal obstáculo à poupança, necessária para uma aposentadoria tranquila. Cerca de 16% das pessoas consideram esta questão como uma barreira para a poupança, tanto de longo prazo como de curto prazo.

Grande parte dos entrevistados também se mostra preocupada com a aposentadoria por conta de custos com educação de filhos e netos, (24%). Outra parcela importante (26%) está preocupada com os custos de cuidar dos pais na velhice.

Cenário global
O estudo, que contou com 17.000 entrevistados em 17 países, mostrou que 41% se sentem pouco preparados para a aposentadoria. Uma parcela significativa, de 67%, se mostrou preocupada em não conseguir se manter financeiramente nesse período.

Os dados ainda mostraram que quase um em cada dez dos entrevistados aceita que terá que continuar a trabalhar na aposentadoria, sendo que o emprego pago é visto como principal renda nessa época.


Fonte: Infomoney


Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: