sexta-feira, 25 de março de 2016

Mesmo com maior número de dentistas no mundo, Brasil é deficiente na distribuição

Quando o assunto é odontologia, o Brasil é destaque pelos números que apresenta. O país possui o maior número de dentistas do mundo, com aproximadamente 264,5 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Esse volume representa cerca de 20% de todos os dentistas existentes no planeta.

Dessa forma, a média de atendimento por habitante seria de um especialista em saúde bucal para cada 737,2 pessoas. Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) não definir ou recomendar um número desejável de dentistas por habitante aos seus países-membros, há um entendimento que o ideal seria em torno de um profissional para cada 1.500 habitantes.


Porém, os números que colocam o Brasil em destaque não são apenas esses. Dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, revelam uma realidade bem diferente. De acordo com o levantamento, cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total. Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses; apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries; 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes; três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente; e 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.

A diferença entre os dois cenários se deve a má distribuição de profissionais pelo país. Em sete estados do Norte e Nordeste - Acre, Amapá, Pará, Piauí, Bahia, Ceará e Maranhão - existem, em média, um dentista para cada 1,8 mil pacientes. Já as Regiões Sul e Sudeste concentram quase 200 mil especialistas em saúde bucal, mais de 70% de todos os profissionais existentes no Brasil.

Apesar dessas dificuldades, existem empresas que promovem a assistência odontológica mesmo nas regiões mais distantes. Um exemplo é o Inpao Dental, operadora especialista em odontologia, com atuação em todo território nacional. Recentemente, após conquistar a conta da Empresa de Saneamento Básico da Bahia (Embasa), a companhia credenciou dentistas em 276 municípios do Estado.

 “Fizemos um grande esforço para aumentar nossa rede credenciada na Bahia, mas a operação foi um sucesso. E com o aumento constante da demanda por esse benefício, principalmente pelas empresas, já planejamos expandir nosso atendimento também em outras regiões do país, o que significa a contratação de mais profissionais”, revela José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do Inpao Dental.

Vale lembrar que o mercado de planos odontológicos cresceu 588,2% nos últimos 13 anos e é o principal responsável pela ocupação da maioria dos dentistas do país. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), entidade que representa institucionalmente mais de 60% do mercado brasileiro de planos odontológicos, o setor gera mais de 3,5 mil empregos diretos e 78 mil indiretos.

Nenhum comentário: