Preocupada com os recorrentes
abusos de empresas de planos de saúde contra médicos e pacientes, a Associação
Paulista de Medicina (APM) acaba de lançar o serviço 0800 173 313 para
denúncias de eventuais negativas de cobertura, dificuldade de acesso, negativa
de exames e outras irregularidades. A idéia é auxiliar os profissionais de
medicina e usuários a obterem solução adequada e mais rápida possível para seus
problemas.
As queixas também podem ser
registradas pelo e-mail saude@apm.org.br, sendo que a APM
enviará respostas entre sete e 15 dias. Também serão encaminhados relatórios
periódicos à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cobrando solução para
as reclamações apresentadas. O 0800 funciona de segunda à sexta, das 10 às 17h.
De acordo com o balanço de
atendimentos realizados em 2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Defesa
do Consumidor (Idec) em 12 de março, o setor de planos de saúde lidera a lista,
com 26,66% (3.610) das demandas, o que representa 6,26 pontos percentuais a
mais do que em 2012.
O setor ficou 10 pontos
percentuais à frente do segundo colocado (setor financeiro). Com exceção de uma
pequena diferença em 2011, os planos de saúde apareceram em primeiro lugar na
lista de demandas do Idec em 11 das 12 edições anteriores, já totalizando 13
anos em primeiro lugar.
Quase 60% (59,8%) do total de
registros sobre o setor foram referentes a contratos coletivos, que representam
hoje a maioria do mercado. As principais consultas, tanto de usuários de planos
coletivos quanto individuais, foram referentes a negativa de cobertura,
reajustes abusivos e descredenciamento da rede assistencial.
Os reajustes de planos
coletivos, especificamente, estiveram entre as questões mais marcantes do setor
em 2013. Meses depois, em setembro, a venda da carteira de clientes de planos
individuais da Golden Cross para a Unimed-Rio também gerou muitas demandas.
“Esse
aumento é lamentável para um setor regulado. O Idec vem se empenhando, ano após
ano, em cobrar melhorias para que os conflitos entre os consumidores e as
operadoras seja reduzido”, destaca Elici Checchin Bueno, coordenadora executiva
do Instituto.
Ao longo de 2013, o Idec
registrou 13.541 demandas, recebidas por telefone, e-mail e pessoalmente, sendo
8.040 dúvidas de consumo e 5.501 pedidos de informação sobre os processos
judiciais do Instituto
Fonte:
SegNotícias
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