A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou na
quarta-feira, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2014. Pouco
mais de 11% das operadoras médico-hospitalares ficaram nas faixas piores de
avaliação, com notas inferiores a 0,39.
Elas atendem 1 milhão de usuários. A ANS mede o desempenho das operadoras em cinco faixas de valores numa escala de zero a um; quanto mais próximo de zero, pior a situação. Mas 82,5% dos beneficiários estão em operadoras com desempenho bom ou muito bom. E as melhores avaliadas representam 66,7%.
A Proteste Associação de Consumidores alerta que é essencial o consumidor consultar a avaliação da operadora antes de contratar um plano. Comparar o desempenho delas evita dor de cabeça futura com uma empresa mal avaliada e com problemas econômicos que pode significar piora no atendimento e nos serviços prestados, com redução da rede credenciada e demora na marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos.
Elas atendem 1 milhão de usuários. A ANS mede o desempenho das operadoras em cinco faixas de valores numa escala de zero a um; quanto mais próximo de zero, pior a situação. Mas 82,5% dos beneficiários estão em operadoras com desempenho bom ou muito bom. E as melhores avaliadas representam 66,7%.
A Proteste Associação de Consumidores alerta que é essencial o consumidor consultar a avaliação da operadora antes de contratar um plano. Comparar o desempenho delas evita dor de cabeça futura com uma empresa mal avaliada e com problemas econômicos que pode significar piora no atendimento e nos serviços prestados, com redução da rede credenciada e demora na marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos.
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e permite a quem já tem um plano, conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. Foram avaliadas pelo programa 1,2 mil empresas de planos de saúde.
O índice varia de zero a um, abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação o global do setor. O IDSS considera quatro dimensões: atenção à saúde (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras.
Essa avaliação do desempenho é realizada desde 2008 e faz parte da ação de melhoria do setor. Em www.ans.gov.br, o consumidor pode fazer a pesquisa referente a uma operadora específica ou verificar a lista com os resultados de todas as operadoras avaliadas e comparar os seus desempenhos.
Fonte:
SegNotícias
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