sábado, 2 de abril de 2016

Seguro de responsabilidade civil tem baixa adesão em SP

Pesquisa recente feita pelo instituto Vox Populi a pedido do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP) alertou para o baixo número de empresas de contabilidade no Estado de São Paulo que utilizam o seguro de responsabilidade civil. O serviço garante o reembolso em caso de indenizações decorrentes de danos involuntários causados a terceiros.

Segundo Wilson Gimenez Júnior, vice-presidente administrativo do Sescon-SP, e um dos coordenadores da pesquisa, em dois anos, o número de empresas com seguro subiu 75%. Em 2012, em apenas 8%. “Apesar do aumento das organizações que contrataram esse tipo de prevenção, 14% é considerado um índice baixo”, explica.



Com base neste estudo, o Sescon-SP consultou seus associados e filiados sobre os motivos para a baixa adesão ao seguro de responsabilidade civil. Foram quase 300 entrevistados em todo o Estado. De acordo com a enquete, os empecilhos são o alto custo (27%), dúvidas sobre o funcionamento do seguro (25%) e desconhecimento do serviço (23%).

Para a maioria dos entrevistados, a adesão ao serviço seria maior se houvesse regras mais claras, custos mais acessíveis, maior comprometimento das seguradoras e menos burocracia. “Falta confiança no serviço e muitas empresas têm dúvidas quanto ao ressarcimento. Alguns entrevistados relatam que o desgaste não compensa o resultado”, conta Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP. Critérios para análise de risco e definição do valor da apólice também estão entre as dúvidas dos empresários.

Nenhum comentário: