domingo, 17 de abril de 2016

Mapfre Assistance alerta para vazamentos em casa

O uso consciente de água já é prioridade nas casas dos brasileiros. Um levantamento recente da Sabesp aponta que, só na Grande São Paulo, 80% da população já reduziu o consumo com mudanças simples de comportamento. Entretanto, especialistas da Mapfre Assistance, líder mundial na prestação de assistência a pessoas, veículo e ao imóvel, alertam que, muitas vezes, o desperdício pode passar despercebido.

De acordo com Luís Carlos dos Santos Santana, supervisor dos técnicos da frota própria de atendimento aos serviços residenciais da empresa, a casa tem ‘vilões silenciosos’. Entre os vazamentos mais comuns estão os relacionados a caixas acopladas de vasos sanitários, que com o tempo de uso não controlam mais o fluxo de água, descartando o excesso pelo vaso; válvulas de descarga, que demoram a parar após o acionamento; bóias de caixa d’água, que deixam de controlar o enchimento do reservatório, que pode transbordar em casos extremos; e torneiras de jardim pingando.



A maioria desses problemas está relacionada ao tempo de uso dos equipamentos, que sofrem um desgaste natural. Por esse motivo, a recomendação é fazer uma avaliação preventiva dos mecanismos hidráulicos anualmente”, explica Santana.

Quem desconfiar de qualquer uma dessas situações deve ficar atento à conta de água.

Crescimento do consumo sem justificativa e por períodos acima de três meses pode ser indícios de vazamento. Há vestígios visuais também, como manchas de umidade, pequenas poças, ruídos e, em alguns casos, gotejamento. “É fundamental chamar um encanador para ter uma solução definitiva e não ter outra dor de cabeça no futuro devido a um reparo mal feito. Quando identificado no começo, o problema tem reparo simples e de baixo custo”, alerta o supervisor.

Campanhas para reduzir o desperdício de água

A conscientização ambiental é pauta recorrente na maioria das empresas contemporâneas, principalmente com a proximidade do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Não é raro ver ações feitas por companhias de todos os segmentos com o objetivo de propagar atitudes ecologicamente responsáveis. A Ortodontic Center, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, assume uma postura social relevante ao incluir funcionários, clientes, fornecedores e franqueados em seu manual de responsabilidade ambiental.

As ações realizadas pela marca visam não apenas disseminar a importância das atitudes sustentáveis para a comunidade, como também diminuir, na prática, o desperdício de bens naturais e a degradação do meio ambiente”, explica o sócio fundador, Fernando Massi.

O primeiro passo adotado pela rede no programa de responsabilidade ambiental é a promoção de campanhas educativas, que consistem na divulgação de editais com informações relacionadas ao assunto. Além disso, há também a postagem de ações nas ferramentas digitais utilizadas pela marca e discussões sobre o tema nas reuniões entre diretores e colaboradores. Segundo Massi, a intenção é desenvolver uma cultura de comprometimento sustentável dentro de todos os setores da empresa.

Na economia de água, a Ortodontic Center dá exemplo ao implantar sensores para as cuspideiras, tão utilizadas pelos dentistas. Com esse sistema, que aciona o fluxo da água apenas no momento em que o usuário se aproxima e entra no alcance do sensor, é possível economizar até 95% de água. As clínicas da rede também são equipadas com descargas econômicas, que consomem até 20 litros a menos comparadas às convencionais.

A rede também demonstra preocupação com o consumo de energia elétrica. Por isso, utiliza lâmpadas com sensores de presença, com tempo programado de iluminação, além de sensor de presença com fotocélula, para lugares com maior iluminação natural, que só necessitam de lâmpadas acesas nos períodos de menos claridade.

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