domingo, 3 de abril de 2016

Cresce demanda por laboratórios de análises clínicas

O aumento da expectativa de vida, o envelhecimento populacional e a maior incidência de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, impulsionou o crescimento do mercado de saúde. E foi neste cenário que a procura por serviços de análises clínicas deu um salto. Em 2014, o Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) registrou um aumento de 15% no número de exames realizados em comparação ao ano anterior, o que representa uma média de 350 mil exames/mês.

Os investimentos em estrutura, novas parcerias e o desenvolvimento da economia do país foram os responsáveis por esse crescimento. "O alto índice de empregabilidade e o maior acesso aos planos de saúde fez com que o número de pedidos de exame disparasse. Além disso, muitas pessoas da classe C e D estão pagando exames ao invés de esperar o SUS. Ter postos de coleta espalhados por diversos pontos de Curitiba e região e conseguir manter um preço baixo nos ajudou a conquistar esse público", explica Marcos Kozlowski, bioquímico, sócio e responsável técnico do Lanac.



Para dar conta da demanda, o laboratório apostou em tecnologia e em uma equipe técnica-científica de alto nível. O Lanac acaba de adquirir dois novos equipamentos de ponta: o Versacell X3, que proporciona mais rapidez para os exames de hormônios, imunologia e marcadores tumorais, e o Liaison - instalado na unidade do Hospital das Nações, o aparelho auxilia no diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio. Já seu quadro de funcionários teve um aumento de 25% em 2014 - hoje, são mais de 280 colaboradores.

Para 2015, e expectativa é manter esse crescimento de dois dígitos. O laboratório já começou o ano com 6 novos postos de coleta, localizados nos bairros Batel, Santa Felicidade, Novo Mundo, Pinheirinho e Capão Raso, além de um no Centro de São José dos Pinhais. Entre os planos de expansão estão outras cidades do estado, como Londrina, Maringá e Cascavel, além de parcerias com diferentes empresas para aumentar a atuação do laboratório nos demais estados da região Sul. 

E, enquanto alguns nomes tradicionais do mercado foram adquiridos por empresas de fora, o Lanac mantém sua identidade. Com mais de 23 de atuação, o laboratório permanece como uma empresa 100% paranaense. “Como profissionais da área, olhamos caso a caso, acompanhamos a rotina do laboratório, e estamos sempre disponíveis para responder dúvidas e atender solicitações especiais. Temos a flexibilidade que laboratórios grandes não possuem, e nosso crescimento está baseado nesse perfil”, comenta Elisete Sabedotti Pereira, bioquímica, sócia e diretora administrativa do Lanac.

O Lanac participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992, e mantém a certificação ISO 9001/2008 atualizada desde 2004. Em 2011, a empresa iniciou seu serviço de apoio a outros laboratórios na Região Metropolitana de Curitiba e em cidades do interior do Paraná. Com capacidade para receber qualquer tipo de solicitação laboratorial, mesmo exames muito específicos, o Lanac atende hoje mais de 25 laboratórios da capital e do interior do estado.

Sua sede central, com 1200 m², é o maior centro de análises clinicas de Curitiba. Contando com os mais modernos e seguros processos de produção, o Lanac trabalha com amostras identificadas com etiquetas de códigos de barra, permitindo o rastreamento em qualquer etapa do processo. O laboratório oferece mais de 2 mil tipos de exames em seus 33 postos de coleta localizados em Curitiba e Região Metropolitana. Nos postos do Hospital Pilar, Hospital Vita, INC e Hospital das Nações, o atendimento à emergências funciona 24 horas. Para proporcionar maior comodidade, o Lanac ainda disponibiliza coleta domiciliar, resultados via internet e encaminha via torpedo SMS uma mensagem avisando ao cliente que os exames estão prontos.

Desde 2010, o Lanac oferece a Tabela Melhor Idade, com preços especiais para pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa, válida na sede central e nos postos de coleta em Curitiba e Região Metropolitana, reforça a importância da realização de exames de sangue e check-ups periódicos. Os preços da Tabela Melhor Idade são em média 70% mais baixos do que a tabela comum. Para fazer uma solicitação, é necessário apenas apresentar um documento com foto para comprovar a idade.

Nenhum comentário: