sábado, 30 de abril de 2016

Justiça manda SUS fornecer medicamento para tratamento do fígado

A Justiça Federal em São Paulo concedeu liminar que obriga o fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do aspartato de ornitina. O medicamento é indicado para o tratamento de encefalopatia hepática, quando o mau funcionamento do fígado compromete as funções cerebrais.

A decisão da juíza Renata Coelho Padilha, da 2ª Vara Federal Cível da capital paulista, determina que o governo do estado e a União garantam o remédio para os pacientes. Segundo o Ministério Público Federal, a droga tem alto custo e, apesar da eficiência comprovada, não está previsto do rol de medicamentos distribuídos pelo SUS.



O aspartato de ornitina diminui o nível de substâncias tóxicas no sangue resultantes do mau funcionamento do fígado, provocado por doenças como a cirrose e a hepatite. Sem esse tratamento, o quadro pode evoluir para encefalopatia hepática, causando alterações de comportamento, fala arrastada, sonolência, desorientação e até levar ao coma.
.
Santas Casas e hospitais filantrópicos iniciaram movimento nacional nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 29 as Santas Casas e os hospitais filantrópicos de todo o país deram início ao Movimento Nacional “Acesso à saúde - Meu direito é um dever do governo” em prol da saúde pública. No dia D Municipal da Saúde, cada entidade promoveu uma ação para simbolizar o início do movimento.

Os funcionários e colaboradores da Santa Casa de Presidente Prudente, por exemplo, saíram em frente ao prédio com faixas e cartazes do Movimento. O Hospital Bom Jesus do Toledo, no Paraná, distribuiu cartazes no interior do hospital e os funcionários usaram roupas e acessórios pretos para mostrar que a saúde pública está em uma situação bastante crítica.

Outras instituições, como a Santa Casa de Maringá e a Santa Casa de Piracicaba, entre outras também distribuíram banners pela cidade e folders para os usuários conhecerem a crise da saúde pública do país. Nossa principal missão é divulgar a realidade das instituições e promover a mobilização em torno do tema”, explica dr.Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

A dívida total das instituições já supera os R$ 17 bilhões entre débitos com fornecedores, funcionários e banco. Grande parte das Santas Casas e hospitais filantrópicos ultrapassa o teto de atendimentos estabelecido pelo Governo Federal e, muitas vezes, ficam sem receber pelo procedimento médico realizado.
O movimento nacional continuará. No dia 13 de julho, a ação será nos estados e no dia 4/08 será realizado o Dia D da Saúde e paralisação geral em Brasília.

Nenhum comentário: