Em operação desde setembro de 2014, a
Mapfre Saúde chegou ao mercado com o modelo de pós-pagamento, que permite às
companhias uma gestão personalizada do produto com adaptação às diferentes
necessidades, desde a escolha de rede credenciada até a possibilidade de
inclusão de coberturas adicionais. Já no primeiro ano de atuação, o novo modelo
praticado pela companhia foi responsável por economias de até 30% nos custos
das empresas que contam com esse serviço.
"Para uma empresa, a assistência saúde
tem um custo menor apenas que o da folha de pagamento. Por isso, o
pós-pagamento foi criado para apoiar os grandes grupos sem que eles precisem
efetuar gastos ainda maiores. A manutenção desse benefício é fundamental para
atrair e reter colaboradores e, com o modelo de serviço que oferecemos, as companhias
terão a garantia de apoio para gerenciamento de perfis e custos e com a saúde
preventiva como aliada", afirma Eduardo Freitas, diretor geral de
previdência e saúde da Mapfre.
Em um modelo pré-pago, grande maioria no
mercado de saúde suplementar hoje em dia, as empresas contratam operadoras
responsáveis pela oferta dos serviços, e que embutem suas margens no preço.
Dessa maneira, esse modelo não atende às demandas e necessidades específicas
dos clientes por não oferecem dados integrados da utilização relativos a áreas
como Saúde Ocupacional, doenças crônicas, entre outros. Em resumo: as
companhias não têm subsídios para analisar o perfil de utilização de cada
funcionário, o que dificulta a tomada de decisões com base no custo-benefício.
Já os planos oferecidos pela Mapfre Saúde
são customizados de acordo com a necessidade das empresas clientes e de seus
funcionários, oferecendo com uma taxa de administração fixa, mesmo diante de
diferentes sinistros, idades ou localizações geográficas. É importante ressaltar
que planos pré-pagos não têm reajustes pré-definidos e chegam a somar reajustes
por sinistralidade (relação entre os custos sobre a receita de uma operadora) e
por inflação médica, o que inviabiliza renovações de contrato. Outra
característica desse mercado é que ele tem preços pré-estabelecidos por faixas
etárias independentemente do histórico dos colaboradores.
Com relatórios periódicos que permitem uma
visão transparente dos investimentos mensais, a Mapfre Saúde conta com uma
ferramenta de integração de dados e uma área de Business Inteligence que
fornece informações gerenciais e médicas (preservando ética e sigilo), dando à
equipe gestora do benefício a possibilidade de elaborar planos de mitigação de
riscos, otimização de performance e monitoramento da qualidade dos serviços
prestados com o acesso a painéis de gestão, relatórios analíticos e
diagnósticos de saúde. Com essas ferramentas, o gestor pode tomar decisões
ágeis para a melhoria dos serviços e gerenciamento de custos, tornando a rede
de atendimento ainda mais eficiente e focada em saúde e qualidade de vida aos
beneficiários.
Dessa maneira, a atuação da Mapfre vai além
de uma operadora comum, tornando-se uma parceira dos grandes grupos na gestão
dos cuidados com saúde, aliando a prestação de serviços de qualidade e impacto
positivo nos custos finais das companhias. "Com uma atuação precisa e
repleta de informações, a Mapfre Saúde oferece assertividade à empresa, ao
possibilitar a análise de diferentes realidades geográficas, faixa etária,
atividades econômicas e diversas características do consumo de um plano de
saúde. Ao verificar pontos de melhoria, é possível resolvê-los tanto em
qualidade quanto na redução de custos", diz Freitas. "Ao final, o
gerenciamento dos serviços oferecidos acaba resultando em uma melhor percepção
do usuário em relação à qualidade dos serviços prestados", complementa o
executivo.
De março de 2014 a março de 2015, os custos
das operadoras de saúde com consultas, exames, terapias e internações cresceram
15,4%, montante bastante superior à variação da inflação no País, que registrou
alta de 8,1% no mesmo período, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços
ao Consumidor Amplo (IPCA). A informação vem do Índice de Variação do Custo
Médico Hospitalar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (VCMH/Iess).
Diante dessa realidade, o mercado tem
procurado opções eficientes para que esses custos sejam gerenciados sem afetar
a qualidade do serviço prestado aos funcionários. "Em nosso primeiro ano
de atuação tivemos uma resposta muito positiva do mercado. Os clientes que
atendemos estão extremamente satisfeitos tanto com a qualidade do atendimento,
quanto com a economia gerada. Em um momento de instabilidade econômica, o
modelo que introduzimos certamente será um aliado estratégico para os grandes
grupos", conclui.
Fonte: SegNotícias
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