segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Gestão customizada de benefícios para grandes grupos


Em operação desde setembro de 2014, a Mapfre Saúde chegou ao mercado com o modelo de pós-pagamento, que permite às companhias uma gestão personalizada do produto com adaptação às diferentes necessidades, desde a escolha de rede credenciada até a possibilidade de inclusão de coberturas adicionais. Já no primeiro ano de atuação, o novo modelo praticado pela companhia foi responsável por economias de até 30% nos custos das empresas que contam com esse serviço.

"Para uma empresa, a assistência saúde tem um custo menor apenas que o da folha de pagamento. Por isso, o pós-pagamento foi criado para apoiar os grandes grupos sem que eles precisem efetuar gastos ainda maiores. A manutenção desse benefício é fundamental para atrair e reter colaboradores e, com o modelo de serviço que oferecemos, as companhias terão a garantia de apoio para gerenciamento de perfis e custos e com a saúde preventiva como aliada", afirma Eduardo Freitas, diretor geral de previdência e saúde da Mapfre.



Em um modelo pré-pago, grande maioria no mercado de saúde suplementar hoje em dia, as empresas contratam operadoras responsáveis pela oferta dos serviços, e que embutem suas margens no preço. Dessa maneira, esse modelo não atende às demandas e necessidades específicas dos clientes por não oferecem dados integrados da utilização relativos a áreas como Saúde Ocupacional, doenças crônicas, entre outros. Em resumo: as companhias não têm subsídios para analisar o perfil de utilização de cada funcionário, o que dificulta a tomada de decisões com base no custo-benefício.

Já os planos oferecidos pela Mapfre Saúde são customizados de acordo com a necessidade das empresas clientes e de seus funcionários, oferecendo com uma taxa de administração fixa, mesmo diante de diferentes sinistros, idades ou localizações geográficas. É importante ressaltar que planos pré-pagos não têm reajustes pré-definidos e chegam a somar reajustes por sinistralidade (relação entre os custos sobre a receita de uma operadora) e por inflação médica, o que inviabiliza renovações de contrato. Outra característica desse mercado é que ele tem preços pré-estabelecidos por faixas etárias independentemente do histórico dos colaboradores.

Com relatórios periódicos que permitem uma visão transparente dos investimentos mensais, a Mapfre Saúde conta com uma ferramenta de integração de dados e uma área de Business Inteligence que fornece informações gerenciais e médicas (preservando ética e sigilo), dando à equipe gestora do benefício a possibilidade de elaborar planos de mitigação de riscos, otimização de performance e monitoramento da qualidade dos serviços prestados com o acesso a painéis de gestão, relatórios analíticos e diagnósticos de saúde. Com essas ferramentas, o gestor pode tomar decisões ágeis para a melhoria dos serviços e gerenciamento de custos, tornando a rede de atendimento ainda mais eficiente e focada em saúde e qualidade de vida aos beneficiários.

Dessa maneira, a atuação da Mapfre vai além de uma operadora comum, tornando-se uma parceira dos grandes grupos na gestão dos cuidados com saúde, aliando a prestação de serviços de qualidade e impacto positivo nos custos finais das companhias. "Com uma atuação precisa e repleta de informações, a Mapfre Saúde oferece assertividade à empresa, ao possibilitar a análise de diferentes realidades geográficas, faixa etária, atividades econômicas e diversas características do consumo de um plano de saúde. Ao verificar pontos de melhoria, é possível resolvê-los tanto em qualidade quanto na redução de custos", diz Freitas. "Ao final, o gerenciamento dos serviços oferecidos acaba resultando em uma melhor percepção do usuário em relação à qualidade dos serviços prestados", complementa o executivo.

De março de 2014 a março de 2015, os custos das operadoras de saúde com consultas, exames, terapias e internações cresceram 15,4%, montante bastante superior à variação da inflação no País, que registrou alta de 8,1% no mesmo período, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A informação vem do Índice de Variação do Custo Médico Hospitalar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (VCMH/Iess).

Diante dessa realidade, o mercado tem procurado opções eficientes para que esses custos sejam gerenciados sem afetar a qualidade do serviço prestado aos funcionários. "Em nosso primeiro ano de atuação tivemos uma resposta muito positiva do mercado. Os clientes que atendemos estão extremamente satisfeitos tanto com a qualidade do atendimento, quanto com a economia gerada. Em um momento de instabilidade econômica, o modelo que introduzimos certamente será um aliado estratégico para os grandes grupos", conclui. 

Fonte: SegNotícias


Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: