Segundo pesquisa realizada pela Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a população brasileira de 60 anos ou
mais correspondia a cerca de 15,3 milhões de pessoas em 2003, representando
aproximadamente 8,5% da população total do país. Por sua vez, em 2008, a mesma
pesquisa apontava que esse número estava em 18,0 milhões de pessoas, ou 10,8%
da população.
Projeções do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) apontam tendências de crescimento dessa fatia da
população com uma mudança significativa da estrutura da pirâmide populacional
durante os próximos 40 anos.
Com essa perspectiva de crescimento, as
necessidades em saúde têm igualmente um padrão de crescimento. Afinal, com o
passar dos anos esse público tende a apresentar mais problemas de saúde, o que
contribui para o aumento da utilização dos serviços de saúde.
Esse cenário impacta na elevação dos custos
médicos, afinal, quanto maior a representatividade de idosos na carteira,
maiores serão os custos assistenciais. Isso faz com que os processos
ineficientes e informações assimétricas entre os players de mercado -
prestadores, operados, médicos e beneficiários - tragam conseqüências como os
excessos de uso ou tratamento, sem eficácia no resultado final do paciente.
Segundo a actuarial manager Andrea Mente,
da Assistants Consultoria Atuarial, empresa especializada nas áreas de saúde
suplementar, previdência complementar e auditoria atuarial, dos métodos
preventivos já testados, o que tem se mostrado mais eficaz é aquele que
classifica os beneficiários por grupo de risco, contando com um médico para
cada 120 pacientes e oferecendo incentivos financeiros, atrelado a um
acompanhamento semestral do paciente.
"Para aprimorar estes processos seria
ideal que a identificação de problemas fosse feita antes que eles acontecessem,
atuando com mais produtividade e reconhecendo riscos iminentes", afirma
Andrea Mente.
A eficiência na adequação destes sistemas
para atendimento dos órgãos reguladores vai inovar os processos obtendo ainda
mais controle sob sistemas de informação, auditorias médicas, desenvolvimento
de produtos e muitos outros fatores. Os consumidores destes serviços prezam
mais tecnologia para melhor acesso a informação, canais de atendimento e outros
recursos que disponibilizam contatos entre o serviço e paciente.
Fonte: SegNotícias
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