Está disponível para consulta em no portal
da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em www.ans.gov.br, o Índice de
Reclamações das operadoras de planos de saúde referente ao mês de setembro. Com
ele, o consumidor pode comparar a atuação das operadoras de planos de saúde e,
além da média das reclamações recebidas na agência, é possível verificar os
percentuais de finalização consensual e a média de abertura de processos
administrativos de cada uma.
A ferramenta é atualizada mensalmente e
utiliza os dados dos 3 últimos meses. Além disso, as operadoras são agrupadas
por porte para que o comparativo seja mais fácil. Dessa forma: grande porte
(superior a 100 mil beneficiários), médio porte (de 20 mil a 100 mil
beneficiários) e pequeno porte (inferior a 20 mil beneficiários).
Recentemente, o Índice de Reclamações
passou por mudanças para seguir a evolução do setor e incluir os novos
indicadores. Dessa forma, foi dada mais transparência às informações
veiculadas, aumentando a funcionalidade do instrumento.
No cálculo são computadas todas as
reclamações que a Agência recebe dos consumidores por meio do Disque ANS (0800
701 9656), do formulário eletrônico na página da Central de Atendimento na
internet, por carta ou presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS localizados
em cidades nas cinco regiões do Brasil. Assim, a ANS mais uma vez reforça a
importância dos consumidores no processo regulatório da Agência.
Fonte: SegNotícias
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