O seguro de vida tem crescido no Brasil e
isso se deve, em parte, às pequenas e médias empresas que passaram a oferecê-lo
como um dos benefícios aos empregados. De acordo com uma pesquisa da
consultoria Mercer, realizada no último ano com 696 empresas, 94% das
corporações oferecem seguro de vida. Este resultado está próximo ao apurado
pela consultoria Hays em levantamento com 700 empresas, no qual este tipo de seguro
aparece como o segundo principal benefício oferecido (87%). Ainda de acordo com
o estudo, 94,5% dos empregadores consideram as benfeitorias não salariais uma
ferramenta importante para contratar e reter funcionários.
As adições do seguro de vida vão muito
além. Proteger o empresário é também uma das funções deste benefício.
"Além de reter talentos, o seguro de vida também pode ajudar a conter
certos prejuízos que o empregador pode incorrer no caso de um sinistro por
invalidez ou morte. Refiro-me, em especial, aos pequenos e médios empresários,
que podem sentir o peso desse tipo de perda", destaca Fernando Ferrari,
diretor responsável pela área de Seguros de Pessoas da Starr, que iniciou suas
atividades no Brasil em 2013, é a primeira subsidiária do grupo a receber
aprovação para lançar a linha de Vida em Grupo.
Em caso de invalidez do funcionário, parte
dos produtos Starr visa a não apenas indenizá-lo em dinheiro, mas também na
adaptação da residência do beneficiário de acordo com a nova realidade da família.
Por exemplo: corrimão no banheiro, suporte para carro para uma eventual cadeira
de rodas, alargamento da dimensão das portas, entre outros.
Em época de valorização dos empregados, a
companhia também oferece verba de treinamento destinada para os profissionais
domésticos de funcionários que ficaram inválidos e necessitam de um cuidador
especial.
Dados de uma pesquisa da Sociedade
Americana de Designers de Interiores (American Society of Interior Designers)
mostra que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior
preocupação dos funcionários (21%), logo depois de benefícios (22%) e bons
salário (62%).
Para conquistar a fidelização do quadro de
colaboradores, boa parte das empresas brasileiras passou a incluir seguro de
vida ou de acidentes pessoais aos benefícios ofertados aos funcionários. Reter
talento não é tarefa fácil, conforme pesquisa global da Robert Half realizada
com 1.775 diretores de RH de 13 nacionalidades, sendo cem brasileiros: o
turnover de colaboradores no Brasil aumentou em 82% desde 2010, enquanto a
média mundial foi de 38%.
"O seguro de vida é um investimento
que irá trazer vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários, em
vista que está comprovado que o seguro de vida é um agente motivador para o
colaborador", ressalta Fernando Ferrari, diretor responsável pela área de
Seguros de Pessoas.
Fonte: SegNotícias
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