Segundo levantamento feito pela Navigant
Research, consultoria que fornece análise aprofundada dos mercados globais de
tecnologia, o setor de compartilhamento de carros (car sharing) deverá
movimentar cerca de US$ 6,2 bilhões em 2020. De olho nessa tendência, a Mapfre
Seguros, marca do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, acaba de firmar
parceria com o Pegcar, empresa que conecta proprietários de carros a condutores
interessados, permitindo locações por hora, dia ou semana.
"Temos como objetivo fomentar a
cultura de seguros no país. Esse foco demanda a criação de formatos inovadores
de seguros que estimulam a economia compartilhada", afirma Jabis
Alexandre, diretor de Automóvel e Massificados do Grupo BB e Mapfre.
Com esta união, os usuários terão mais
conforto ao utilizar a plataforma, já que a seguradora cobrirá qualquer
eventual dano no automóvel ocasionado durante o tempo de locação. A apólice
cobrirá 100% da tabela Fipe e engloba colisão, incêndio, roubo, furto,
assistência 24h e responsabilidade civil. O valor da franquia varia de acordo
com o automóvel, tendo limite máximo de R$ 3 mil.
Compatível ao modelo de compra da empresa,
o contrato conta com vigência temporária, do momento da entrega das chaves até
a sua devolução, fazendo com que o seguro automóvel do proprietário não seja
afetado.
Para compor a frota segurada da plataforma,
o veículo deve ter até dez anos de uso e possuir uma quilometragem inferior a
100 mil km. "A formalização deste acordo é um grande marco para o
compartilhamento de carros entre pessoas no Brasil", afirma Conrado
Ramires, co-fundador do Pegcar.
O Pegcar possui, em sua base, carros com
diversas características e valores para quem necessita de um veículo para
trabalho, viagens ou um mero passeio. Ao mesmo tempo, proporciona uma renda
extra para o proprietário do automóvel, que muitas vezes vê seu carro parado 22
horas do dia, em média.
O projeto tem expectativa de atingir 1.000
carros em seis meses de operação, segundo o Pegcar. O objetivo é iniciar no
mercado paulista e depois expandir para todo o Brasil dentro de um cronograma
estipulado.
Pesquisa da Market Analysis realizada em
fevereiro de 2015, revelou que um em cada cinco brasileiros já ouviu falar ou
leu alguma coisa a respeito do consumo colaborativo ou compartilhado (20%),
proporção que dobra entre as pessoas no topo da pirâmide socioeconômica e de
alta escolaridade (42% na classe A).
Do total de familiarizados com o conceito,
mais de um terço (36%) praticam alguma forma de consumo colaborativo nos
últimos 12 meses, o que totaliza uma incidência líquida de 7% entre a população
geral. A troca ou venda de produtos usados é a prática mais comum (73%),
seguida pelo aluguel ou empréstimo de bens (15%), aluguel de carro (13%),
contratação coletiva de serviços (12%) e engajamento em hospedagem solidária ou
paga (8%).
Fonte: SegNotícias
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