O Brasil está no caminho certo na cultura
de gerenciamento de riscos. É o que aponta a Pesquisa Global da Zurich, feita
com 200 executivos de PMEs instaladas no país. Em relação ao ano anterior,
reduziu-se pela metade o número de gestores que não acreditam que sua empresa
corra algum risco: 11% contra 22% em 2014.
"O empresariado está se tornando mais
consciente de que danos involuntários podem acontecer a qualquer momento e a
tendência é que se tornem mais precavidos", analisa Paulo Alves, diretor
de Linhas Comerciais da Zurich Brasil. "A Pesquisa Global Zurich 2015
identifica ainda outra boa notícia: estamos em linha com a média global, que
registra 10, 4% de consciência neste sentido", complementa. A pesquisa foi
realizada com três mil PMEs, 200 de cada um dos 15países participantes, dentre
eles o Brasil.
Tendo como missão ajudar o cliente a
compreender e se precaver de riscos, a Zurich se torna reconhecida também pela
transmissão de informações ao mercado. A companhia entende que o
compartilhamento de informações resulta no melhor entendimento sobre os
serviços que o mercado segurador disponibiliza. "Informações constroem a
cultura, e a cultura do seguro tem ainda área para crescer", destaca
Emanuel Baltis, CEO de Global Corporate para o Brasil.
"As11% de PMEs nacionais que não
aceitam a ideia de que são suscetíveis a riscos não enxergam as conseqüências
de um dano, a exemplo da perda de clientes ou pagamento de multas por
descumprimento de contrato (falha na entrega). Caso não haja um estudo de
viabilidade, os riscos diretos podem afetar a reputação da marca, devido à responsabilidade
quando ocorre a troca de um fornecedor e, conseqüentemente, possível perda da
qualidade do produto", diz o diretor.
O Brasil tem mais consciência perante
riscos que outros seis países pesquisados, entre eles os EUA, onde 15% das PMEs
acreditam estar imunes. Na Itália e na Turquia são 12% e em Portugal, 13%. Na
Irlanda o índice chega a15, 5% e na Malásia atinge 19%.
Foram entrevistados executivos de PMEs de
diferentes setores, que apontaram expectativas e receios para os 12 meses
seguintes à pesquisa.
Realizada anualmente, e em diversos países,
a pesquisa também estabelece comparativos e aponta caminhos que as
entrevistadas pretendem seguir. Em cada país participaram 200 PMEs.
A análise foi executada pela empresa global
de pesquisa GfK entre os meses de julho e agosto de 2015. Foram entrevistados
executivos de 3 mil pequenas e médias empresas (0-250 empregados em tempo
integral). Entre eles CEO/ Proprietários, Gerentes Gerais, CFO / Tesoureiros,
COO / Chefe de Operações por país foi incluído. A pesquisa foi realizada com
PMEs de15 países: Alemanha, Áustria, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha,
EUA, Hong Kong, Irlanda, Itália, Malásia, Marrocos, México, Portugal, Suíça e
Turquia.
Os líderes das 3 mil empresas foram
convidados a identificar até três ações e três desafios vislumbrados para o seu
negócio nos 12 meses seguintes.
Fonte: SegNotícias
Links Relacionados
- Seguro de carro.
01 - Perfil do Condutor QAR.
02 - Franquia.
03 - Carro Reserva
04 - Coberturas para o carro e Terceiros
05 - Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
06 - Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
07 - Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
08 - Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT
02 - Franquia.
03 - Carro Reserva
04 - Coberturas para o carro e Terceiros
05 - Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
06 - Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
07 - Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
08 - Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT
- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário