segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Associação de hospitais privados lança cartilha com segurança do paciente


Os hospitais brasileiros já contam com uma Cartilha de Segurança do Paciente, documento produzido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), com o objetivo de auxiliar as instituições de saúde a orientar seus pacientes em relação aos procedimentos que gerem mais cuidados e segurança. A publicação, lançada recentemente, durante o 3º Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), apresenta diferentes orientações para fortalecer o compromisso dos hospitais com relação à qualidade do atendimento. 

Com o intuito de auxiliar os pacientes, seus familiares e até mesmo os colaboradores da área, a cartilha se propõe a lançar um novo olhar sobre as rotinas hospitalares para que o paciente esteja atento e possa participar de maneira mais efetiva dos cuidados com a sua saúde. "A participação do paciente pode mudar o sistema de saúde e o papel da equipe assistencial. A empatia e a escuta ativa entre assistido e corpo clínico é uns dos os aspectos mais importantes na busca por melhorias. Para conquistarmos isso, temos que fornecer orientações para que população esteja atenta e possa cobrar", afirma o presidente do Conselho da Anahp, Francisco Balestrin.



O material reúne de forma lúdica e de fácil compreensão diferentes elementos capazes de contribuir para que o paciente conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais - desde as obrigações básicas sobre a necessidade de higienização das mãos e identificação do paciente a o quê fazer quando se agenda uma cirurgia, como se prevenir ou agir após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e deveres do paciente.

O material está disponível no site da Anahp (www.anahp.com.br) e os hospitais podem adaptá-lo conforme as regras e normas internas de cada instituição.

Fonte: SegNotícias


Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: