Os hospitais brasileiros já contam com uma
Cartilha de Segurança do Paciente, documento produzido pela Associação Nacional
de Hospitais Privados (Anahp), com o objetivo de auxiliar as instituições de
saúde a orientar seus pacientes em relação aos procedimentos que gerem mais
cuidados e segurança. A publicação, lançada recentemente, durante o 3º
Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), apresenta diferentes
orientações para fortalecer o compromisso dos hospitais com relação à qualidade
do atendimento.
Com o intuito de auxiliar os pacientes,
seus familiares e até mesmo os colaboradores da área, a cartilha se propõe a
lançar um novo olhar sobre as rotinas hospitalares para que o paciente esteja
atento e possa participar de maneira mais efetiva dos cuidados com a sua saúde.
"A participação do paciente pode mudar o sistema de saúde e o papel da
equipe assistencial. A empatia e a escuta ativa entre assistido e corpo clínico
é uns dos os aspectos mais importantes na busca por melhorias. Para
conquistarmos isso, temos que fornecer orientações para que população esteja
atenta e possa cobrar", afirma o presidente do Conselho da Anahp,
Francisco Balestrin.
O material reúne de forma lúdica e de fácil
compreensão diferentes elementos capazes de contribuir para que o paciente
conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais - desde as obrigações
básicas sobre a necessidade de higienização das mãos e identificação do
paciente a o quê fazer quando se agenda uma cirurgia, como se prevenir ou agir
após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e
deveres do paciente.
O material está disponível no site da Anahp
(www.anahp.com.br) e os hospitais
podem adaptá-lo conforme as regras e normas internas de cada instituição.
Fonte: SegNotícias
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