Os seguros de vida estão cada vez mais
presentes na vida dos brasileiros, mas os consumidores ainda têm dúvidas na
hora da contratação.
Segundo o diretor geral de Seguro de
Pessoas do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Enrique De La Torre, os
principais questionamentos que pairam na cabeça dos consumidores dizem respeito
ao valor ideal da indenização e o momento adequado de se adquirir este tipo de
apólice.
O executivo explica que, diferentemente de
outras apólices que protegem um bem com valor mensurável, como a casa ou o
automóvel, o seguro de vida objetiva o ressarcimento de um bem intangível, ou
seja, a vida. E este é o principal fator para os questionamentos dos
consumidores. Porém, segundo De La Torre, estabelecendo um objetivo para a
contratação, e considerando alguns fatores, é possível, sim, calcular o valor
ideal da indenização para cada caso.
"Os consumidores precisam ter em mente
que, caso aconteça um imprevisto com o segurado, a indenização precisa garantir
a saúde financeira de seus dependentes por um período, para que eles possam
reestruturar a sua vida sem perder o padrão adquirido", explica o
executivo. "Esse valor precisará cobrir as despesas do dia a dia, como,
por exemplo, mensalidade escolar dos filhos, aluguel, alimentação, contas de
água e energia etc.", pondera Enrique.
A idade certa para contratar um seguro de
vida é outra dúvida recorrente, segundo o especialista. De La Torre explica,
contudo, que não existe uma idade ideal, já que, independentemente do momento
da vida em que a pessoa se encontre, ela está sujeita a um imprevisto e sempre
haverá a necessidade de proteção. O que pode variar é o tamanho da necessidade
e a fonte de preocupação - estudo dos filhos, cuidado dos pais e/ou cônjuge,
dívidas etc. O importante é o cliente identificar as necessidades e optar pela
apólice que contemple as coberturas mais adequadas ao seu atual momento da
vida.
"Trabalhamos para o amadurecimento da
cultura de seguros no Brasil e isso passa obrigatoriamente pelo seguro de vida,
porque em muitos setores da sociedade temos uma tradição de não olhar eventos
negativos, como a morte, como um dado da realidade. As pessoas deveriam pensar
nesses imprevistos com mais realismo e, nesse sentido, o seguro de vida é um
grande aliado das famílias", ressalta o diretor geral.
"No BB e Mapfre, por exemplo, contamos
com uma apólice voltada exclusivamente à mulher, com cobertura em caso de
diagnóstico de câncer de mama, útero e ovário. Se a segurada for diagnosticada
com este tipo de doença receberá uma indenização imediatamente, que poderá usufruir
com total liberdade, seja para o tratamento da doença ou outra necessidade que
tenha", complementa o executivo.
Enrique alerta, ainda, para a importância
de os consumidores indicarem em sua apólice quem será o beneficiário ou
beneficiários no contrato. Ou seja, quem deve receber a indenização caso ocorra
um imprevisto com o titular.
"Existem consumidores que imaginam
que, pelo simples fato de estarem casados, por exemplo, não é necessário
indicar um beneficiário em sua apólice, mas não é tão simples assim",
salienta o executivo. "Geralmente, quando o segurado não especifica na
apólice quem deve receber a indenização, a metade do valor é paga ao cônjuge
não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a
ordem da vocação hereditária", conclui o especialista.
Por este motivo, segundo De La Torre, para
que o planejamento do consumidor transcorra como imaginado, é necessário
indicar os beneficiários no momento da contratação e a porcentagem que cada um
deve receber, quando houver mais de um herdeiro.
Fonte: SegNotícias
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