Pressionados com meta de multa, os agentes
de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo foram
orientados a não ficarem visíveis para flagrar irregularidades dos motoristas,
revela reportagem exclusiva da Rádio SulAmérica Trânsito FM 92,1 levada ao ar
nesta terça-feira.
Estas ordens, entretanto, vão contra o
regime e as normas internas de conduta do agente e são, curiosamente,
verbalizadas apenas em reuniões a portas fechadas. Uma delas, porém, foi
registrada e assinada. A Rádio SulAmérica Trânsito FM 92,1 recebeu um documento
com a seguinte diretriz: "Ao fiscalizar PPV, não fique nem deixe VTR
visível ao infrator". PPV é o programa de proteção à vida, que monitora
infrações em faixas de pedestre. VTR são as viaturas dos agentes. Em outras
palavras, ao fiscalizar uma irregularidade deste tipo, o “marronzinho” deve se
esconder.
O documento, datado de 4 de agosto deste
ano, leva um carimbo da companhia e a assinatura de um Gestor de Trânsito de
sobrenome Sato, com um número de registro: 12215-7. Trata-se do empregado de
carreira, Daniel Sato, do Departamento de Engenharia de Tráfego CN-3.
O regimento interno dos agentes de trânsito
é claro: “É necessário ver e ser visto, portanto, deve-se buscar um
posicionamento adequado no espaço físico em que executa sua atividade, visando
sempre a sua segurança e a do munícipe.”
Em entrevista na última sexta-feira, o
secretário dos Transportes, Jilmar Tatto (PT-SP), afirmou que a ordem para o
agente não ficar visível ao realizar este tipo de autuação não existe. “Não
precisa ficar invisível. Ao contrário, ele precisa estar visível”. Na
entrevista, Jilmar diz desconhecer o documento e pede para verificar sua
autenticidade. “Se existir algo assim, eu peço para revogar imediatamente.”
Em nota, a CET chama de “equívoco” e
promete investigar a colocação do cartaz que pede aos agentes que não deixem os
carros e eles mesmos visíveis ao motorista. O material, segundo a assessoria de
imprensa, foi imediatamente recolhido. Na mesma resposta, a companhia não faz
nenhuma citação ou defesa do superintendente Jair de Souza Dias, apenas reitera
que não há orientação nem iniciativa que indique o estabelecimento de metas
nesse sentido.
Funcionários da CET, que não quiseram se
identificar com medo de represálias, apontaram Jair de Souza Dias como o
responsável pela mudança nas diretrizes da Companhia de Engenharia de Tráfego
nos últimos meses. Eles relataram que são pressionados, também, para autuarem e
guincharem mais, com metas a serem cumpridas por dia.
Um agente ouvido pela reportagem participou
da reunião em que Jair destaca as novas ordens. “Tivemos uma reunião onde
deixou claro que tem que autuar e tem que guinchar mais. Ele disse que vai
estimular essa competição entre as áreas, e a área que autuar e guinchar mais
vai ter mais recurso, mais viaturas”, revelou. “Disse também que o contrato da
CET com a empresa de guincho é milionário. Ele solicitou esse contrato para o
Jilmar (Tatto) e o prefeito e todo mundo tem que trabalhar para pagar
isso.”
Outro agente confirmou que a pressão veio
de Jair, em uma reunião a portas fechadas. “Ele afirmou que seria punido aquele
que não subisse o resultado de número de autuações.” Jair de Souza Dias está na
CET desde 1986 e ocupa o cargo de Superintendente de Engenharia de Tráfego,
estando abaixo apenas do direto de operações, Valtair Valadão, e do presidente
da companhia, Jilmar Tatto.
Todas as diretrizes são repassadas por ele
aos agentes de campo. “Só ele pode mandar uma ordem dessas para os agentes de
trânsito”, relatou um agente. A maneira como Jair é conhecido entre os
funcionários também não é por acaso: “Ele é conhecido como Jair Cavalo pelos
corredores por causa do jeito truculento e bruto para tratar seus
funcionários”, acrescentou.
Fonte: SegNotícias
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