sábado, 16 de setembro de 2017

TCE-RJ e RioPrevidência firmam parceria sobre educação financeira


A assessora da Presidência do RioPrevidência, Luana Abreu dos Santos, alertou nesta quarta-feira para o aumento do número de famílias brasileiras que não possuem condições financeiras para pagar suas dívidas. Em seminário sobre gestão financeira realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Luana citou dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que mostram que o percentual de famílias nessa situação saltou de 6,6% para 8,1% entre julho de 2014 e julho de 2015. "Para sair da crise, é importante que as pessoas conheçam suas dívidas e organizem suas finanças. Se possível, cortando gastos desnecessários e valendo-se da criatividade para aumentar a renda", aconselhou Luana, que também é professora da Escola de Educação Financeira do RioPrevidência.



Durante o seminário, a Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ e a Escola de Educação Financeira do RioPrevidência firmaram uma parceria que vai possibilitar o intercâmbio de cursos entre as duas instituições. Inicialmente, serão capacitados os servidores do Tribunal de Contas e, no futuro, os jurisdicionados (agentes públicos de órgãos fiscalizados pelo TCE-RJ). O curso elaborado pelo corpo docente do RioPrevidência sobre gestão financeira também ajudará servidores no gerenciamento das suas finanças pessoais. "Além de alcançar a educação financeira, também pretendemos fazer ações educacionais na área de gestão dos regimes previdenciários", informou a diretora-geral da ECG, Paula Alexandra Nazareth. 

Segundo Carlos Eduardo Batalha, gestor da Escola de Educação Financeira do RioPrevidência, até o fim do mês será apresentada a grade de cursos a ser oferecida aos servidores do TCE-RJ. Na lista, estão aulas sobre organização financeira individual. "Essa parceria é mais um passo rumo ao nosso objetivo de capacitar todos os servidores estaduais do Rio de Janeiro, que hoje é de 465 mil." 

Titular da Coordenadoria de Serviços Médico-Assistenciais (CMA) do TCE-RJ, o servidor Rogério Aranha deu dicas, durante o seminário, de como os servidores públicos podem atingir o equilíbrio financeiro. Ele também falou sobre os fatores que levam as pessoas a se endividar. "É preciso tomar cuidado com o consumo exagerado e com a pressão social que nos leva a comprar roupas e carros novos sem necessidade."

Em sua exposição, o chefe do Serviço de Psicologia do TCE-RJ, Marcus Vinicius Andrade de Souza, contou como foi criado o grupo de reabilitação financeira da CMA, que vai completar quatro anos de existência no mês que vem. Já Adriana Raeder, psicóloga da CMA, destacou como ocorrem os encontros do grupo com proposta terapêutica. "Fazemos um pacto de sigilo absoluto para que as pessoas com dificuldades financeiras tenham direito a voz sem qualquer julgamento".

Representando a Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RJ, o servidor Luiz Claudio Lopes de Sá afirmou ter "total confiança" no sucesso da parceria. Já o servidor Levy Pinto de Castro Filho, que representou a Secretaria-Geral de Administração (SGA) do TCE-RJ, lembrou que não é a primeira vez que a Corte de Contas formaliza parceria com o RioPrevidência. "Já houve uma parceria no passado (2011), que resultou na instalação de um posto avançado de atendimento do RioPrevidência no TCE."

Fonte: SegNotícias

Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: