segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Seguro do automóvel pode se tornar mais acessível com peças similares


O que mais encarece o valor de apólices de seguros são as peças de reposição que serão utilizadas. "A procedência desses itens é fator determinante, se são encontradas com facilidade ou não no mercado, esse tipo de informação conta na hora de fechar o preço final do seguro para o consumidor", diz Roberto Monteiro, diretor-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape).

Os valores dos seguros são calculados segundo avaliação de índice de furto e roubo em determinada região, idade do motorista, ano e modelo do automóvel e, assim, valor da peça de reposição.

Atualmente, as seguradoras só podem utilizar aquelas peças disponibilizadas pelas montadoras, estando impedidas de utilizar peças usadas, os salvados de sinistros, bem como as seguradoras não podem utilizar peças similares, que são aquelas fabricadas pelas indústrias do mercado independente de autopeças.


Certamente, para tornar o preço do seguro mais acessível, certamente, uma excelente alternativa seria a permissão de utilização das peças similares, que são novas, sujeitam-se a padrões elevados de qualidade, possuem identificação, marca e garantia, são mais facilmente encontradas nas lojas de autopeças e muitas vezes - na grande maioria das vezes - custam menos da metade do que custa a peça chamada original.

Viabilizar uma proposta mais acessível ao bolso dos consumidores é totalmente viável, utilizando as peças similares. "A alta disponibilidade dessas peças e os preços melhores ajudariam a criar opções mais baratas de seguros, melhor custo x benefício aos consumidores", comenta Monteiro.

Fonte: SegNotícias


Links Relacionados
- Seguro de carro
- Perfil do Condutor QAR
- Franquia
- Carro Reserva
- Coberturas para o carro e Terceiros
- Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
- Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
- Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
- Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT 

Nenhum comentário: