Levantamento da Mapfre Assistance,
realizado entre os passageiros que adquiriram a assistência viagem Segurviaje
entre janeiro de 2014 e maio de 2015, aponta que a cobertura mais usada por
turistas é assistência médica, que corresponde a 81% dos chamados. Em seguida,
aparecem atendimento odontológico (6,5%) e compensação por contingências a
bagagens e objetos pessoais (5,3%).
As causas primárias das ocorrências são
doenças (60%), principalmente gastroenterite, acidentes (31,7%) e extravio de
bagagens (5,36%). Em relação aos destinos, o principal país de origem dos
chamados são EUA (49,37%), Espanha (6,04%) e Portugal (4,05%).
Já a pesquisa internacional Travel
Insurance Observatory (TIO) revela que o mercado brasileiro de seguro e
assistência viagem já está consolidado, e com forte crescimento nas demandas
para viagens nacionais e internacionais. O país é o terceiro em importância
para a Mapfre Assistance, atrás apenas de Reino Unido e Espanha.
E para quem vai viajar com os animais de
estimação, uma das grandes preocupações é com a segurança do bichinho no
trajeto e se ele estará feliz e confortável na hospedagem temporária. Patrícia
Ferreira, coordenadora de Produtos da Mapfre Assistance, explica que, assim
como seus donos, cães e gatos também precisam levar suas malinhas e ainda é
necessário ter atenção especial com o preparo da viagem.
"Levar os pets para viagens está tão
comum que algumas companhias aéreas internacionais já disponibilizam até
milhagem para animais de estimação. Mas o que todo proprietário precisa antes
de seguir para o aeroporto é verificar as condições oferecidas pela companhia
aérea escolhida e entender as exigências, como caixas de transporte de tamanhos
específicos", explica.
Para garantir a identificação, é importante
que durante o transporte os animais estejam devidamente identificados (coleira
com contatos) e que a caixa de transporte tenha suas portas reforçadas para
evitar que abram e os animais se percam. "Pensando na estranheza que uma
viagem pode causar e considerando trajetos mais longos, para carros ou aviões é
recomendado que a caixa tenha tamanho suficiente para que o animal fique em pé
dentro dela e consiga dar uma volta em torno do corpo", reforça.
Outra questão a ser levada em consideração
pelos donos é que, já em alguns países como EUA, Inglaterra e Espanha, o uso de
microchip na pele dos animais é obrigatório. A tecnologia, que funciona como um
bilhete de identidade lido por um escâner, permite que os bichinhos sejam
facilmente encontrados, por exemplo, caso se percam.
Patrícia avisa que em relação aos felinos,
a atenção deve ser redobrada. "É normal gatos serem ariscos e com o
estresse da mudança tentarem escapar das caixas de transporte. Nesses casos, dê
preferência às companhias aéreas que permitam o transporte do animal na cabine
para sua própria segurança e, se possível, coloque um pano em volta da caixinha
para o gato não ficar tão estressado, mantendo sempre a saída de ar
aberta."
Segundo dados do IBGE, só o número de cães
no Brasil supera o de crianças até 14 anos e que o gasto médio com compras
online é de R$185 reais. O que demonstra que o brasileiro se preocupa com seu
companheiro de quatro patas e está disposto a pagar por serviços de qualidade e
que atendam as suas necessidades.
Dentro desse cenário, a Mapfre Assistance
possui a Assistência Emergencial PET, que oferece atendimento de cães e gatos
domésticos, com cobertura veterinária 24 horas, com a implantação de microchip
no animal assistido, transporte emergencial, informações sobre vacinas e
aplicação das mesmas em domicílio, além de orientação veterinária por telefone.
É uma solução completa para empresas que queiram oferecer serviços
diferenciados aos seus clientes.
O serviço de assistência veterinária tem o
objetivo de atender um mercado que, segundo a Associação Brasileira da
Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), faturou R$ 16,7
milhões, em 2014, e, mesmo em um ano de retração econômica, o segmento só perde
lugar no ranking global, para os EUA.
A solução conta com uma rede credenciada de
clínicas e hospitais veterinários nas principais cidades do país e pode disponibilizar
a lista para o destino escolhido pelo cliente. "Queremos oferecer
tranquilidade aos donos e seus animais, para isso, contamos com prestadores de
serviço de confiança", ressalta Patrícia.
Fonte: SegNotícias
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