domingo, 17 de setembro de 2017

Estudo aponta principais problemas de brasileiros em viagens


Levantamento da Mapfre Assistance, realizado entre os passageiros que adquiriram a assistência viagem Segurviaje entre janeiro de 2014 e maio de 2015, aponta que a cobertura mais usada por turistas é assistência médica, que corresponde a 81% dos chamados. Em seguida, aparecem atendimento odontológico (6,5%) e compensação por contingências a bagagens e objetos pessoais (5,3%).

As causas primárias das ocorrências são doenças (60%), principalmente gastroenterite, acidentes (31,7%) e extravio de bagagens (5,36%). Em relação aos destinos, o principal país de origem dos chamados são EUA (49,37%), Espanha (6,04%) e Portugal (4,05%).

Já a pesquisa internacional Travel Insurance Observatory (TIO) revela que o mercado brasileiro de seguro e assistência viagem já está consolidado, e com forte crescimento nas demandas para viagens nacionais e internacionais. O país é o terceiro em importância para a Mapfre Assistance, atrás apenas de Reino Unido e Espanha.



E para quem vai viajar com os animais de estimação, uma das grandes preocupações é com a segurança do bichinho no trajeto e se ele estará feliz e confortável na hospedagem temporária. Patrícia Ferreira, coordenadora de Produtos da Mapfre Assistance, explica que, assim como seus donos, cães e gatos também precisam levar suas malinhas e ainda é necessário ter atenção especial com o preparo da viagem.

"Levar os pets para viagens está tão comum que algumas companhias aéreas internacionais já disponibilizam até milhagem para animais de estimação. Mas o que todo proprietário precisa antes de seguir para o aeroporto é verificar as condições oferecidas pela companhia aérea escolhida e entender as exigências, como caixas de transporte de tamanhos específicos", explica.

Para garantir a identificação, é importante que durante o transporte os animais estejam devidamente identificados (coleira com contatos) e que a caixa de transporte tenha suas portas reforçadas para evitar que abram e os animais se percam. "Pensando na estranheza que uma viagem pode causar e considerando trajetos mais longos, para carros ou aviões é recomendado que a caixa tenha tamanho suficiente para que o animal fique em pé dentro dela e consiga dar uma volta em torno do corpo", reforça.

Outra questão a ser levada em consideração pelos donos é que, já em alguns países como EUA, Inglaterra e Espanha, o uso de microchip na pele dos animais é obrigatório. A tecnologia, que funciona como um bilhete de identidade lido por um escâner, permite que os bichinhos sejam facilmente encontrados, por exemplo, caso se percam.

Patrícia avisa que em relação aos felinos, a atenção deve ser redobrada. "É normal gatos serem ariscos e com o estresse da mudança tentarem escapar das caixas de transporte. Nesses casos, dê preferência às companhias aéreas que permitam o transporte do animal na cabine para sua própria segurança e, se possível, coloque um pano em volta da caixinha para o gato não ficar tão estressado, mantendo sempre a saída de ar aberta."

Segundo dados do IBGE, só o número de cães no Brasil supera o de crianças até 14 anos e que o gasto médio com compras online é de R$185 reais. O que demonstra que o brasileiro se preocupa com seu companheiro de quatro patas e está disposto a pagar por serviços de qualidade e que atendam as suas necessidades.

Dentro desse cenário, a Mapfre Assistance possui a Assistência Emergencial PET, que oferece atendimento de cães e gatos domésticos, com cobertura veterinária 24 horas, com a implantação de microchip no animal assistido, transporte emergencial, informações sobre vacinas e aplicação das mesmas em domicílio, além de orientação veterinária por telefone. É uma solução completa para empresas que queiram oferecer serviços diferenciados aos seus clientes.

O serviço de assistência veterinária tem o objetivo de atender um mercado que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), faturou R$ 16,7 milhões, em 2014, e, mesmo em um ano de retração econômica, o segmento só perde lugar no ranking global, para os EUA.

A solução conta com uma rede credenciada de clínicas e hospitais veterinários nas principais cidades do país e pode disponibilizar a lista para o destino escolhido pelo cliente. "Queremos oferecer tranquilidade aos donos e seus animais, para isso, contamos com prestadores de serviço de confiança", ressalta Patrícia.

Fonte: SegNotícias

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