sábado, 16 de setembro de 2017

Seguros para empresas e empresários


Assim como as pessoas físicas, as empresas também estão expostas a uma série de riscos contra o patrimônio. Mesmo com ações preventivas e um bom planejamento, alguns imprevistos podem impactar diretamente os resultados alcançados por uma organização: acidentes, transformações sociais e alterações na economia do País e do mundo são as situações mais comuns. Em função dessa realidade, ao longo dos anos, o mercado segurador vem desenvolvendo uma gama bem diversificada de seguros empresariais. O objetivo é atender às demandas e necessidades dos diferentes tipos de empresas, bem como corresponder a constantes transformações no perfil do empresariado. 

Independente da modalidade contratada, o seguro para empresas traz tranquilidade às pessoas jurídicas, garantindo a manutenção do patrimônio empresarial. De acordo com o tipo de apólice, é possível proteger equipamentos, frota, vida dos funcionários e até evitar prejuízos em virtude de determinadas negociações. Além das empresas, existem também seguros voltados exclusivamente aos empresários, como o seguro D&O, que protege o patrimônio de executivos no caso de virem a responder por processos judiciais, arbitrais ou administrativos, bem como acordos em processos judiciais ou extrajudiciais.



Para você conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de seguros para empresas e empresários, Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, diz que “os seguros para empresas possuem particularidades para cada segmento e até mesmo para cada cliente, pois os riscos estão diretamente relacionados à atividade e à produção.

Isso faz com que o trabalho de análise de riscos e perdas seja fundamental antes da contratação da apólice. O empresário precisa ser bem orientado a respeito de qual modalidade de seguro irá efetivamente atender às necessidades de sua empresa. Em algumas ocasiões é recomendável a contratação simultânea de diferentes apólices, a fim de proteger integralmente a empresa e o empresário. Assim como é necessária uma análise para verificar qual modalidade de seguro empresarial melhor atende as necessidades da empresa e do empresário contratante, a determinação do preço do seguro também depende de uma análise do tipo de cobertura desejada e dos riscos que cada empresa está exposta.”

Luciano lembra que “é muito importante que o empresário faça junto com seu corretor uma boa análise do clausulado das apólices contratadas, esclarecendo os direitos e obrigações de cada parte e também os riscos excluídos. Nesse sentido, o atendimento de um corretor qualificado é fundamental. Cabe a ele agir não apenas como vendedor do seguro, mas principalmente como consultor na indicação da apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro. Os seguros empresários mais procurados são para proteção da frota e vida em grupo. Tendo em vista o aumento das reclamações feitas pelos consumidores, o seguro de Responsabilidade Civil também tem ganhado bastante espaço no orçamento das empresas.”

O superintendente lembra que “é preciso que o empresário tenha consciência de suas reais necessidades. O principal é entender qual o risco a ser transferido para uma seguradora e quais os limites e coberturas que querem ser contratados. Os empresários precisam contar com a orientação de um corretor de seguros especializado em seguros patrimoniais e gerenciamento de risco. Esse profissional vai auxiliá-lo a identificar os riscos que a empresa precisa transferir e a mensurar os valores de coberturas. A partir dessas análises, o corretor também irá apresentar os melhores produtos e clausulados disponíveis no mercado.”

Fonte: SegNotícias

Links Relacionados
- Seguro de carro.

- Seguro Empresarial, Residencial e Obras.
- Seguro de Vida e Previdência – INSS.
- Informações sobre Seguradoras.
- Comportamento e vida profissional.

Nenhum comentário: