As operadoras de assistência odontológica
estão investindo cada vez mais em prevenção. Segundo o relatório de análise do
mercado do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), as
depesas assistênciais líquidas no segmento passaram de R$ 82 milhões, no
primeiro semestre de 2011, para R$ 149,3 milhões, no segundo semestre de 2013.
O levantamento, que é extraído dos dados fornecidos pela Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS), foi o último divulgado pela instituição.
Os procedimentos preventivos são aqueles
que visam à manutenção da saúde bucal. Entre esses estão à higienização da
língua; jatos de bicarbonato de sódio; polimento; raspagens manuais e com
ultrasom; exame de halitose; e a adequação da técnica de escovação e o uso de
fio dental. "Todas essas ações contribuem decisivamente para a redução da
sinistralidade, uma das maiores dificuldades operacionais das operadoras. Isso
de deve, de maneira geral, pela cultura do brasileiro, que enxerga a
odontologia mais como um processo curativo do que preventivo", garante
José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do Inpao
Dental.
Ainda de acordo com o documento, entre os
procedimentos mais utilizados pelas operadoras, os preventivos estão em
primeiro lugar com mais de 18,8 milhões de realizações. Em segundo estão a
raspagem supra-gengival por hemi-arcada, com 12,9 milhões, e a aplicação tópica
de flúor por hemi-arcada, com 10,6 milhões de realizações. Restauração de
dentes permanentes (8,2 milhões); exames radiográficos (6,3 milhões) e
consultas odontológicas (6,05 milhões) são os outros mais comuns.
O aumento nas ações de prevenção contribuiu
também para a redução proporcional das exodontias simples de permanentes, que
são as remoções cirúrgicas de um elemento dentário. A execução desse
procedimento não acompanhou o ritmo de expansão do mercado. Entre o primeiro
semestre de 2011 e o segundo semestre de 2013, o número de beneficiários
cresceu 27,20%, saltando de 15,8 milhões para 20,1 milhões. Nesse mesmo
período, as exodontias passaram de 351 mil procedimentos realizados para 398
mil, uma elevação de "apenas" 13,31%.
Os números explicam, porém não revelam todo
o trabalho que é feito pelas operadoras nos bastidores. "Desenvolvemos uma
série de materiais de comunicação voltados à importância da escovação e a
manutenção da saúde bucal para auxiliar nossos parceiros e clientes",
explica José Henrique. "Toda vez que somos acionados, participamos de
Sipats (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), por exemplo, que
é mais uma forma de conscientizar o beneficiário no dia-a-dia", completa.
Outra ação de impacto lançada recentemente
pelo Inpao Dental foi a Guia de Tratamento Odontológico. A nova GTO online é um
sistema tecnológico desenvolvido para otimizar a rotina no consultório e visa
ampliar a transparência dos processos, eliminar em 100% as glosas
administrativas, e reduzir ainda mais a sinistralidade. Iniciativas como essas
ajudam a explicar porque a operadora atualmente possui o menor sinistro global
do mercado. Em 2014, o índice foi de 38%, bem abaixo da média do mercado,
estimada em 47%.
Fonte: SegNotícias
Links Relacionados- Seguro de carro
- Perfil do Condutor QAR
- Franquia
- Carro Reserva
- Coberturas para o carro e Terceiros
- Assistência 24 horas, Descontos e Benefícios
- Endosso - Substituição de veículo, Alterações de endereço e QAR
- Sinistro - Colisão e atendimento a terceiros
- Informações gerais sobre seguro de carros - motos e DPVAT
Nenhum comentário:
Postar um comentário