Levantamento realizado em todas as capitais
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 1/4 (25%) dos internautas brasileiros
jamais contrataria algum tipo de seguro pela internet. O receio de que o
serviço seja diferente do anunciado (35%) ou represente uma fraude (24%) são os
principais motivos da rejeição.
O universo de consumidores online que
contrataram esse tipo de serviço em 2014 é de apenas 6%, sendo mais frequente
entre os homens (8%), pessoas que pertencem às classes A e B (10%) e com idade
entre 35 a 49 anos (10%). Em média, o gasto com as contratações foi de R$ 1.206
e se deu principalmente em sites nacionais (56%). Apenas 2% desses consumidores
relataram problemas.
“A comercialização de seguros pela internet
é algo recente no Brasil e a maior parte dos consumidores deste tipo de serviço
desconhece a sua existência, preferindo recorrer a seguradoras e bancos na hora
de efetuar uma contratação", afirma a economista-chefe do SPC Brasil,
Marcela Kawauti.
A economista alerta que os consumidores
devem tomar uma série de precauções antes de contratar esse serviço, como
verificar se a empresa seguradora está devidamente inscrita na Superintendência
de Seguros Privados (Susep) e avaliar as condições de compensação e pagamento
de prêmios.
"Os cuidados mais essenciais são ler o
contrato criteriosamente para evitar surpresas desagradáveis no futuro,
principalmente sobre prazos de indenização, tipos de cobertura e condições
contratuais. Além disso, é muito importante comparar os preços e atributos para
saber se o valor da apólice está condizente com o mercado. Nem sempre o que
está mais em conta é o que melhor que se adequa às necessidades do consumidor”,
afirma a economista.
Fonte: SegNotícias
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